terça-feira, 7 de junho de 2011

:: Sistema Imunológico ::


Neste tempo de friozinho é bom entender melhor como funciona nosso sistema imunológico e como nos cuidar deste friozinho com alegria e ter ciência que faz parte das nossas vidas esse tempo de recolhimento, tanto internamente como em nossos lares com a família e amigos. Vamos curtir e ser felizes!
O modo como o corpo humano se protege das infecções é extremamente complexo, envolvendo vários órgãos e sistemas diferentes.
As infecções têm origem quando o organismo é invadido por bactérias, vírus, fungos; estes são coletivamente denominados “microorganismos”, mas muitos desses organismos se introduzem o tempo todo no corpo e alguns neles vivem permanentemente, sem causar dano algum. Somente se fala em infecção quando um organismo invasor começa a se reproduzir e a se multiplicar no corpo.
A primeira linha de defesa é a pele, e a mucosa que reveste a boca, o nariz, os pulmões, etc. As bactérias não conseguem penetrar a pele a menos que ela apresente ferimentos, e tanto o suor como o sebo constituem anti-sépticos moderados. As mucosas representam uma defesa menos eficaz, sendo capazes de excluir determinadas bactérias, mas não outras.
Tão logo algum microorganismo ameaçador entra no corpo, uma cadeia de acontecimentos se põe em marcha, envolvendo diversas células especializadas no sangue, sistema linfático, baço, timo e líquidos teciduais. Esse mecanismo é conhecido como resposta imunológica.

Percebam que se estamos equilibrados e harmônicos, tudo corre bem; mas, precisamos sempre estar atentos, diferentemente de pré-ocupados, que também faz com que vá minando nosso sistema; cuidando da nossa saúde emocional, mental e física, holos.
Quando buscamos a medicina complementar buscamos também manter a ligação e a comunhão com o que chamamos de Fé, Esperança, Amor, Felicidade, Deus, Divino, Espiritualidade, Luz e vamos à busca de sairmos desta hipnose coletiva que nos encontramos.
“Trata-se antes de um hipnotismo universal que atua sobre a consciência humana, trata-se de uma crença geral na existência de uma egoidade separada de Deus, e essa crença atua hipnoticamente.” (Joel Goldsmith)
Vou falar um pouco de alguns óleos essenciais maravilhosos. Como os utilizo desde 2008, comprovo sua eficácia e os indico com a muita tranqüilidade e ética. Lembrando sempre a importância de utilizarmos óleos essenciais de qualidade e com finalidade terapêutica, bem como ter o acompanhamento de aromaterapeutas. 
Os óleos essenciais podem fornecer um suporte e fortalecer a resposta imunológica de duas maneiras: combatendo diretamente os microorganismos ameaçadores ou estimulando e intensificando a atividade dos órgãos e células envolvidos.
Alguns óleos essenciais combinam essas duas ações – os de Alecrim, Bergamota, Eucalipto e Lavanda, por exemplo, atuam contra uma ampla variedade de bactérias e vírus, ao mesmo tempo em que intensificam a resposta imunológica. O Alecrim e o Gerânio dão suporte às glândulas supra-renais em sua ação, além de estimularem o sistema linfático. A Lavanda tem, também, uma ação benéfica no baço.
Entretanto, praticamente todo óleo essencial em uso terapêutico é ativo contra uma ou mais bactérias, e quase todos estimulam a produção de glóbulos brancos, embora os de Bergamota, Lavanda e Tea-Tree façam isso de forma mais intensa.
Na maior parte, as pessoas que fazem uso contínuo de óleos essenciais, em seus banhos, tratamentos de pele e rotinas domésticas diárias, apresentam um alto grau de resistência a doenças, “pegando” menos resfriados, etc., do que a maioria e, quando adoecem, recuperam-se rapidamente.
Sendo assim, tendo todos esses divinos apoiadores, vindo da natureza, do nosso Criador a disposição de todos nós, fica mais fácil nossa jornada terrena para cumprirmos nossa Missão e sermos realmente quem somos e principalmente sermos FELIZES!
Namastê! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário