SWAMI SARVABHUTANANDA DEIXA SAUDADE APÓS ENCONTROS REALIZADOS NO ÍSVARA
Saudade é uma das palavras mais bonitas do nosso dicionário. E é justamente dela que vamos lembrar quando pensarmos no Swami Sarvabhutananda. Vamos sentir saudades, muitas saudades, da força de sua palavra e do seu olhar carinhoso. E uma saudade intensa de sua maneira peculiar em transmitir sabedoria.
Para todas as pessoas que tiveram a sorte de encontrá-lo, o Swami deixa como aprendizado uma maneira carinhosa de compartilhar a amizade, além de seus ensinamentos valiosos transmitidos com imensa generosidade. Vamos sempre lembrar daquele humor refinado, que nos remete a situações extremamente agradáveis. Também lembraremos de como foi mesmo uma honra viver momentos preciosos ao seu lado. O monge, com sua voz doce e suave, consegue, da forma mais singela, abrir nossas mentes e nos levar a refletir sobre nossas atitudes e padrões de comportamento.
Além de palestrar nos encontros “De Alma para Alma” e “Viver Inteligente”, em dois fins de semana consecutivos, o Swami também deu aula para os alunos do CIFAY (Curso Ísvara de Formação e Aprofundamento em Yoga) e aconselhou individualmente pessoas que o buscaram para uma conversa particular.
Privilégio de se encontrar frente a frente com ele, teve o iniciante ao estudo/vivência de Yoga e Vedanta, Iseu Nunes. Para ele, essa possibilidade de poder falar a sós com o Swami é inovadora no Ísvara. Segundo ele “...uma dádiva!”. Iseu ainda completa “...não estamos aqui só para receber...estamos aqui neste mundo para dar...compartilhar....cuidar deste mundo.”
Mas o Swami Savabhutananda não ficou só no Ísvara. Ele aproveitou para conhecer um pouco de Campinas, caminhando na Lagoa do Taquaral ao lado de alguns alunos. Também saiu para jantar com um grupo de estudantes e almoçou na casa de um dos alunos de Vedanta, proporcionando à todos momentos de muita descontração.
E foi mesmo muito especial ver um homem de 76 anos falar com tanta firmeza, clareza e lucidez. Sua presença foi tão forte que, quando entrava na sala, as pessoas naturalmente ficavam em pé em sinal de respeito. De manhã até à tarde, com o mesmo entusiasmo e vigor, e sem qualquer ideia dogmática sobre os assuntos abordados, ele transmitiu uma mensagem universal. Suas explicações foram claras e precisas e seus olhos brilhantes percorriam a plateia, conferindo se todos estavam mesmo compreendendo o que dizia. Mostrou como e onde estamos neste momento, qual é de fato o caminho para a paz e o que deve ser feito para avançarmos ainda mais em nosso amadurecimento emocional.
Sua risada e seu modo sempre alegre contribuíram para retirar de nossas mentes as amarras que tanto nos limitam. E, como num piscar de olhos, se foram também a imagem de rigidez e seriedade, que normalmente são associadas às pessoas que transmitem sabedoria. Falou de coração a coração e nos mostrou os caminhos da aceitação e da paz interior. Em diversas oportunidades, frisou a importância de juntar a força do yoga, da meditação e do vedanta para obter, da sinergia entre os três, os melhores resultados. E não deixou em nenhum momento de falar sobre a importância das orações em nossas vidas.
Seu olhar tão intenso pareceu mesmo ler a alma de quem estava ali na sala.
Para finalizar, o Swami nos ensinou a melhor maneira de meditar e foi bem enfático ao afirmar que o modo de agir sereno e consciente é o que nos liberta de tantos sofrimentos. Dentro deste contexto, explicou em detalhes a ação do karma e como de fato cada atitude interfere em nossas circunstâncias futuras.
“Foi um excelente karma estar com ele e também ao lado de quem participou do evento”, diz o diretor do Ísvara Andrês de Nuccio. "Agradeço de coração a presença de todos, porque sem eles seria impossível realizar esses eventos”. O professor lembra ainda que os encontros nada mais são que uma busca incessante, comum à todos, de como viver plenamente. E é justamente isto que o motiva a realizar continuamente eventos como esse. Andrês ainda ressalta, com nostalgia, que "...vamos mesmo sentir muitas saudades do Swami Savabhutananda, mas esperamos, é claro, que ele não demore muito para voltar...”
Silvia Marques
Jornalista – colaboradora do evento
Veja fotos do evento visitando http://www.isvara.com.br
Instituto Ísvara
Telefone: (19) 3203-1918
Rua Bandeirantes, 318 – Cambuíisvara@isvara.com.br
DESDE 1991
Telefone: (19) 3203-1918
Rua Bandeirantes, 318 – Cambuíisvara@isvara.com.br
DESDE 1991
Nenhum comentário:
Postar um comentário